Em um tempo de mudanças rápidas e constantes, as empresas e o mercado precisaram se adaptar. Assim, se antes empresas tinham um longo período de vida e demoravam a crescer e se desenvolver, hoje as Startups vem com o propósito de serem inovadoras. Além disso, eles crescem rápido e se adaptam à mudanças repentinas, precisando se organizar desde cedo. Desse modo, essas empresas tem se tornado cada vez mais comuns e podem ser ajudadas e incentivadas e diversas maneiras logo no seu início. 

O que são Startups?

As Startups foram popularizadas na bolha da internet, no fim dos anos 90 e início dos anos 2000. Sendo que sempre foram vistas nos Estados Unidos como um grupo de pessoas trabalhando uma ideia diferente. Nesse sentido, o grupo se junta, iniciando uma empresa ao qual acredita que poderá render dinheiro em algum momento.


Em que áreas Startups atuam?

Uma dúvida comum é se para ser uma startup precisa estar no mundo digital, e a resposta é que depende. Uma startup resolve problemas através da inovação e tecnologia, podendo estar ou não no mundo digital. Hoje temos exemplos em diversos setores, empresas que estão envolvidas no mundo digital e outras que não estão. Uber, no setor de transportes, Airbnb, no setor hoteleiro, Nubank, no setor financeiro e a Amazon, no setor varejista. A lista se estende a empresas que não atuam no mundo digital, como a Enercred, empresa brasileira no setor de energia, e a NIO, empresa chinesa de carros elétricos.

Com isso, apesar de haver áreas mais comuns e conhecidas, fica claro que não há setores específicos em que startups podem atuar. O único “requisito” é utilizar inovação e tecnologia para resolver um problema, podendo repetir seus resultados em larga escala, sem que seus custos aumentem significativamente.

Como começar uma Startup?

Todo início de uma ideia é difícil, com Startups não seria diferente, e há alguns passos básicos a serem seguidos. E, como já dito e repetido, é de extrema importância que a inovação esteja presente na solução e/ou produto que a empresa pretende entregar. A equipe deve então buscar se informar sobre iniciativas já existentes no mercado e sobre possíveis tentativas já realizadas. Após isso, começa-se a entender o que sua empresa vai fazer, qual problema ela pretende resolver, para quem e como isso será feito. Essa etapa pode ser feita de várias formas, como a construção de um Bussines Model Canvas. Com essas informações bem definidas, os passos a seguir podem ser mais administrativos e de negócios, necessitando informações mais aprofundadas.

Como uma incubadora pode ajudar minha Startup?

Entendendo que cada negócio tem suas particularidades, as dicas passadas aqui podem ser pensadas e personalizadas caso a caso. Além disso há os passos seguintes, que precisam de uma maior atenção e acompanhamento. Esse é o momento perfeito para se ter ajuda profissional e uma incubadora de empresas pode oferecer isso. Com isso, se tera um direcionamento pensado e focado diretamente o seu negócio.

Sintetizando Startups e inovação

Durante e depois da bolha da internet, Startups passaram cada vez mais a ser populares, criando soluções e trazendo inovação em diversas áreas. Assim, esse tipo de empresa foi ganhando características cada vez mais definidas, como utilizar tecnologia para trazer inovação e então resolver problemas e criar produtos. Por outro lado, seu campo de atuação foi ficando bem mais abrangente e hoje vemos startups em diversas áreas e, contrariando o que muitos acreditam, sem se restringir apenas ao mundo digital.

Entretanto, esse modelo pode ser desafiador, pedindo dos seus integrantes diversos conhecimentos, além de engajamento e um roteiro a ser seguido. Com isso, é essencial um acompanhamento, para que tudo dê certo nos primeiros meses e anos de vida da empresa, onde entram em cenário as incubadoras, por exemplo. Portanto, o mercado está sempre aberto a inovações e empreender será sempre uma opção, levando Startups ao foco do cenário mundial, que enquanto vão longe, ainda podem estar muito perto de nossa realidade.

Gostou do conteúdo e quer ver mais dele por aqui? Conte para a gente o que você achou nos comentários e mande para aquele seu amigo que tem uma ideia legal e não sabe por onde começar. Já pensando em começar sua Startup? Mande um e-mail para Isadora@incubadorahabits.com.br  e conheça nossos projetos e serviços para te ajudar!!

Posted by Leandro Félix

Deixe uma resposta