O que é empreendedorismo?

Pare um pouco agora e tente imaginar como é o seu dia a dia. Você está satisfeito com ele? Ou será que você tem muitos problemas e não sabe como resolver?

Bem, é realmente difícil imaginar alguém que está completamente satisfeito com o cotidiano que leva. Na realidade, ter problemas é algo tão normal que não ter problemas é, por si só, um problema!

Como seria sua vida se toda sua ação fosse destinada a resolver o problema dos outros?

Consegue imaginar como seria viver resolvendo problemas?

Então…

… é exatamente isso que um empreendedor faz!

Um empreendedor é alguém que olha para as coisas do dia a dia e pensa em como tornar a vida das pessoas melhores. Não apenas resolver problemas, mas resolver de forma proativa! Ou seja, sem que alguém precise dar uma ordem ou pedido. Você pode até pensar que isso só é possível com a tecnologia ultra moderna. Mas existem muitas outras formas de inovar e melhorar a vida humana.

Um grande exemplo disso está no aplicativo Uber. Lembra como era sua vida antes dele?

Se você não se lembra, ou não tinha o hábito de pegar táxis, eu explico. Se alguém precisasse ir a algum lugar, primeiro era necessário chamar um táxi. Isso era possível indo até a rua ou ligando. Depois que se conseguia chamar o veículo, o próximo passo era dizer para onde queria ir. Por fim, após o término da viagem, ainda era preciso pagar o motorista.

É de se imaginar que alguns problemas viessem a ocorrer durante o processo. Pra começar, você poderia ter dificuldades em chamar um táxi. Além disso, o motorista poderia se recusar a fazer a viagem, se não gostasse do trajeto ou por outro motivo. E pra piorar tudo, você não tinha ideia de quanto ia gastar! E se você precisasse pagar em dinheiro e o motorista não tivesse troco?

Não é à toa que foi diante a esses problemas que o Uber foi idealizado! Seus fundadores, Travis Kalanick e Garrett Camp, tiveram dificuldade em chamar um táxi quando imaginaram como seriam suas vidas se tivessem a capacidade de apertar um botão e chamar um carro. É nesse momento que o aplicativo começa a surgir…

Em geral, dizemos que o empreendedorismo é a capacidade de idealizar e propor soluções. É por esse motivo que, para ser um empreendedor, não é necessário abrir uma empresa.

Hoje em dia, com a tecnologia da informação as mudanças no mercado acontecem muito rapidamente. Como consequência, as organizações precisam constantemente repensar em seus modelos e propor soluções. O espirito de empreendedorismo deve estar presente em todas as organizações, pois, sem isso, a chance de uma empresa sobreviver é extremamente baixa.

O empreendedor não é alguém que resolve um problema e corre para comemorar. Na verdade, o cenário é muito diferente! O empreendedor precisa estar disposto para resolver problemas o tempo inteiro, pois eles eventualmente surgirão.

Nos próximos dias, tente listar os problemas que você enfrenta todos os dias. Você consegue propor soluções a esses problemas?

Se você quiser saber mais sobre empreendedorismo, fique de olho nas próximas publicações nessa página!

Abraços 😉

QUERO ME INSCREVER NA NEWSLETTER!

Posted by Beatriz Patriota

Amante de livros, séries e tecnologia. Faço parte do time de Tecnologia da Incubadora Habits.

Deixe uma resposta